História da Indumentária
e da Moda

Apresentação
TED – História da Indumentária e da Moda
1º semestre de 2020
Profa. Dra. Georgia M. Castro Santos
Ementa
Apresentação de uma breve história da indumentária de sua origem ao surgimento do fenômeno da Moda no final da Idade Média no Ocidente Europeu, do vestuário do Renascimento, da Moda Império, da Moda Regência, até as transformações da Moda do século XX. A exposição dos grandes criadores da história da Moda do século XX e da contemporaneidade. O conteúdo abordado pretende ilustrar um panorama das transformações do vestuário e da Moda, e mostrar o papel do profissional de criação e de design no processo de construção da indumentária.
Objetivos
1. Objetivo atitudinal: estimular a sensibilidade, desenvolver o senso crítico, promover a capacidade de organização, de modo que, os alunos sejam capazes de compreender o objeto vestuário e o projeto de criação como a síntese de um processo de visão mais abrangente. Promover a pesquisa em design e sua importância numa determinada cultura.

2. Objetivo do processo: desenvolver a prática de planejamento e de criação em design de objetos da indumentária. Exercitar a capacidade de análise através de um processo ordenado, contínuo e acumulativo.

3. Objetivo de conteúdo: capacitar o aluno a desenvolver peças do vestuário seguindo as bases de processos de criação sistematizados, de modo que venha a compreender as inúmeras implicações de cada etapa do planejamento e de sua importância no resultado final.

Conteúdo Programático
1. Apresentação de uma breve história do vestuário e da Moda.pdf

  • A Guerra do Fogo
    Diretor: Jean-Jacques Annaud
  • 2001 uma Odisseia no espaço
    Diretor: Stanley Kubrick
  • 10.000 AC – 2008
    Diretor: Roland Emmerich
    com Steven Strait, Camilla Belle, Cliff Curtis
2. Conceituação de termos técnicos do Design e da Moda
 
3. Discussão sobre a relação entre design, tecnologia, moda e estilo
 
4. Estruturação de projetos de pesquisa; noções sobre os processos e princípios metodológicos fundamentais
O Projeto
A proposta para o projeto de criação do objeto deve seguir os critérios metodológicos apresentados pelo professor da disciplina. O tema é abrangente e poderá ser explorado em suas mais diversas manifestações. O projeto de pesquisa e o de criação poderá ser desenvolvido por um aluno ou em equipes de no máximo dois alunos.
Desenvolvimento da disciplina e metodologia didática
  1. Considerando que tanto o processo de pesquisa, quanto o de criação é progressivo e ocorre de forma diferente para cada aluno,
    deve-se alternar momentos de discussão no grande grupo e nos pequenos grupos.
  2. A ação didática desta disciplina está centrada mais no trabalho dos alunos, nas suas realizações e nos seus esforços, posto que os objetivos deste tipo de disciplina são voltados essencialmente para o desenvolvimento de habilidades e atitudes. O papel do professor neste caso se define como orientador e facilitador do processo.
  3. A disciplina tem dois horários semanais, às terças e às quintas-feiras de 10h às 12h. Nas aulas haverá sempre a apresentação e a discussão de assuntos relacionados ao tema da pesquisa. Ao longo do semestre, haverá reuniões para a orientação dos alunos, para discussão e avaliação do andamento dos processos de criação.
Relatório e apresentação final
1. Apresentação pública: a versão final do projeto deve ser apresentada aos demais alunos da disciplina e do curso, em data e local a serem definidos oportunamente. Para esta apresentação deve ser produzido material visual de comunicação.

2. Relatório de projeto: uma semana antes da apresentação final, deve-se enviar ao professor, por e-mail, o relatório completo do projeto em arquivo digital no formato PDF.

3. O relatório do projeto deve ser estruturado conforme o roteiro sugerido, seguindo as normas recomendadas pela ABNT para a elaboração de relatórios técnicos. As páginas devem ser de formato A4 e o texto deverá estar em fonte corpo 12 (texto básico) com entrelinha de 1.5. Na página de arquivos deste sítio estarão disponíveis os modelos necessários.

Frequência
A presença às aulas coletivas é imprescindível para a troca de informações entre os alunos, o crescimento coletivo e dos projetos.
Nas ocasiões em que ocorrerão as orientações, cada equipe terá um horário semanal de reunião agendado com o professor e a presença a esses encontros é o que validará a frequência da semana.
Assim, será exigida frequência e o aluno que faltar a mais de 25% das aulas será automaticamente reprovado com a menção SR.
Bibliografia
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